Fellowships and Grants > Drogas, Segurança e Democracia

Drogas, Segurança e Democracia

Próximo prazo é 20 de janeiro de 2013.

[English] | [Español] | [Português] | [Français]

Você pode enviar sua inscrição e projeto de pesquisa em inglês, espanhol ou português.

SOBRE O PROGRAMA DE BOLSAS

O Programa de Bolsas Drogas, Segurança e Democracia (DSD) apoia pesquisas sobre drogas, segurança cidadã e governança democrática, com o intuito de produzir conhecimento baseado em evidências para influenciar políticas públicas. O programa procura desenvolver uma concentração de pesquisadores com interesse em resultados com relevância política e que estejam dispostos a tornarem-se membros de uma rede interdisciplinar global.

AGENDA DE PESQUISAS APOIADAS PELO PROGRAMA

As pesquisas subsidiadas pelo DSD devem ter as drogas como tema principal, relacionando-as à segurança e/ou à democracia na América Latina e no Caribe. Esses temas podem incluir, a título de sugestão, as seguintes questões e áreas de estudo: a relação entre drogas, crime e violência; o impacto das inovações em políticas públicas sobre drogas (descriminalização, etc); e o impacto dos mercados de drogas na saúde pública e nos direitos humanos. As propostas devem demonstrar o quanto a pesquisa é capaz de contribuir com uma sólida e confiável base de conhecimento para a realização de campanhas e a tomada de decisões relativas a políticas de drogas. Os projetos que não tiverem como tema principal as drogas serão eliminados da candidatura.

O programa estimula projetos comparativos e interdisciplinares e aqueles que focam em questões transnacionais e transregionais. Nós estimulamos pesquisas dentro e sobre países ou temas que tenham sido mal contemplados em projetos anteriores financiados por este programa de bolsas. Por favor, clique aqui para ver a lista de projetos subsidiados nos anos anteriores.

ELEGIBILIDADE

São bem-vindas as inscrições de candidatos a doutores e pesquisadores de pós-doutorado que estejam conduzindo pesquisas que devem ter as drogas como tema principal, relacionando-as à segurança e/ou à democracia na América Latina e no Caribe. Os candidatos elegíveis podem cair em uma das duas categorias seguintes:

  • Bolsa de doutorado: essa competição está aberta a candidatos de PhD e JSD no mundo inteiro, que tenham um prospecto de tese aprovado até 1° de julho de 2014, mas que ainda não concluíram a elaboração para apresentação final.
  • Bolsa de pós-doutorado: essa competição está aberta aqueles que tenham concluído um PhD e JSD em qualquer lugar do mundo até sete anos depois de janeiro de 2007.
  • Se você está propondo conduzir pesquisa em um idioma que não seja o seu nativo, você deve fornecer evidências da proficiência necessária para conduzir o projeto.

    O programa estimula fortemente que cidadãos e residentes da América Latina e do Caribe se candidatem.

    TERMOS DO PROGRAMA

    O Programa DSD oferece apoio para um mínimo de três (3) até um máximo de 12 meses de pesquisa. Candidatos que residam fora da América Latina ou Caribe devem conduzir no mínimo três meses de sua pesquisa na região. Os valores das bolsas variam de acordo com o plano de pesquisa; contudo, será oferecido apoio para despesas de viagem e subsistência, assim como custos associados à pesquisa, com base no orçamento revisado pela SSRC. A bolsa visa a apoiar um pesquisador individual, quer esteja trabalhando sozinho ou em colaboração com outros pesquisadores.

    É esperado dos ganhadores do Programa de Bolsas DSD que se dediquem em tempo integral à sua pesquisa DSD durante a vigência da bolsa. Os bolsistas de doutorado devem concluir o programa dentro de um período contínuo e não podem assistir ou dar aulas, nem mesmo trabalhar durante esse período. Os bolsistas de pós-doutorado não precisam concluir o programa dentro de um período contínuo.

    A bolsa inclui a participação obrigatória em dois workshops interdisciplinares, um antes da pesquisa subsidiada e outro no fim do período da bolsa. Os workshops serão organizados pela SSRC e acontecerão na América Latina, em julho ou em agosto. Serão oferecidas as viagens e a hospedagem.

    As inscrições estão disponíveis on-line, em http://soap.ssrc.org.

    Prazo: 20 de janeiro, anualmente.

    O Programa DSD é financiado pelo Open Society Foundations e International Development Research Centre na Canada. O programa é uma parceria entre a OSF, IDRC, SSRC, a Universidad de los Andes, em Bogotá, na Colômbia e o Centro de Investigación y Docencia Económicas na México.

    Contact