Fellowships and Grants > Programa Drogas, Segurança e Democracia

Programa Drogas, Segurança e Democracia

Apoiando pesquisas na América Latina e no Caribe para contribuir com a formulação de políticas de drogas

Open for applications, next deadline is March 2nd 2015. Apply Now

[English] | [Español] | [Português]

O Programa Drogas, Segurança e Democracia (DSD) apoia pesquisas de curto prazo que contribuem para a literatura sobre drogas na América Latina e Caribe acerca de temas e países que são centrais para as discussões de política de drogas na região e no mundo.

A competição está aberta a candidatos realizando pesquisas na América Latina ou no Caribe que estejam totalmente integrados na e comprometidos com a região, e cujo foco de pesquisa tenha uma ligação clara e central com o campo das drogas e a formulação de políticas de drogas sólidas. Candidatos bem-sucedidos serão aqueles cujo trabalho e interesses melhor correspondam a, e que demonstrem um compromisso de longo prazo com, esses objetivos do programa.

Além da realização de pesquisas individuais, os bolsistas devem contribuir para o desenvolvimento de uma rede interdisciplinar global de pesquisadores envolvidos com política de drogas e comunicar o resultado de suas pesquisas para audiências relevantes ao longo de suas carreiras.

AGENDA DE PESQUISA DA BOLSA

As pesquisas financiadas pelo Programa DSD deverão abordar o tema principal das drogas na América Latina ou no Caribe. Os projetos devem demonstrar o potencial para que a pesquisa contribua para a formação de uma base de conhecimento sólida e confiável que informe atividades de advocacia e a tomada de decisões na área de política de drogas. Para a atual competição, candidatos devem abordar um dos seguintes tópicos:

  • política de drogas/reforma legal, incluindo diferentes abordagens como despenalização, descriminalização, legalização e regulamentação, bem como obstáculos específicos de cada país para reforma;
  • maconha, incluindo a legalização para uso médico;
  • impacto das leis de drogas nos sistemas de prisão, incluindo custos associados com a prisão preventiva por drogas;
  • a dinâmica e as relações entre mercados legais de drogas farmacêuticas e a produção de drogas ilícitas, incluindo as barreiras ao acesso e incentivos/obstáculos para produtores de drogas;
  • política de drogas e o processo de paz na Colômbia;
  • análise de distribuição de recursos institucionais entre abordagens criminal e de saúde pública em relação ao uso de drogas; ou
  • economia das drogas e suas dinâmicas.

Será dada preferência aos candidatos pesquisando os tópicos acima mencionados no Brasil, países do Caribe, países da América Central, Colômbia, Equador, México, Peru e Uruguai.

Ao final da duração da bolsa, os bolsistas apresentam ao Programa DSD os resultados de suas pesquisas financiadas juntamente com um plano provisório para sua divulgação. O programa negociará com os bolsistas a escolha do formato mais apropriado para apresentar os resultados da pesquisa, considerando a área de atuação dos bolsistas, dentre a seguinte lista:

  • trabalho de pesquisa;
  • relatórios ou dossiês sobre políticas públicas;
  • reportagem ou investigação jornalística aprofundadas;
  • proposta de reforma legal; ou
  • projetos multimídia.

De forma a solidificar e aumentar o conhecimento acerca dos atores principais da região no campo de drogas, bolsistas DSD devem, no curso de suas pesquisas, identificar as principais partes interessadas e eventuais lacunas de pesquisa no campo das drogas em seus países de estudo, conforme aplicável.

CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE E SELEÇÃO

São bem-vindas as inscrições de pesquisadores/acadêmicos em meio de carreira ou seniores que estejam realizando pesquisas na América Latina e no Caribe focadas em questões com uma conexão clara e central com o campo das drogas e a formulação de políticas de drogas sólidas. Os candidatos elegíveis devem:

  • estar totalmente incorporados na e comprometidos com a América Latina e o Caribe;
  • ter o diploma final em seu campo de estudo ou demonstrar claramente que possuem experiência equivalente como pesquisadores na área de drogas, com, no mínimo, um diploma universitário em qualquer disciplina;
  • focar em um dos tópicos indicados na seção acima; e
  • caso proponham conduzir pesquisa em um idioma que não seja sua língua materna, fornecer provas de proficiência no idioma suficiente para realizar o projeto.

Será dada preferência no processo de seleção aos candidatos:

  • que são cidadãos de um país latino-americano ou do Caribe e que estão morando e trabalhando na região; e
  • cujo projeto de pesquisa foque em um dos países listados na seção acima.

TERMOS DA BOLSA DE ESTUDO

O Programa DSD fornece suporte para um mínimo de três e um máximo de seis meses de pesquisa na América Latina e Caribe, incluindo o período para a redação do resultado final da pesquisa. Os candidatos devem passar no mínimo metade do seu período de bolsa pesquisando seus tópicos, com o tempo restante dedicado à redação de seus resultados de pesquisa em um dos formatos conforme acordado entre o programa e o candidato.

Os valores da bolsa variam de acordo com o projeto de pesquisa. A bolsa destina-se a financiar um pesquisador individual, independentemente de esse indivíduo estar trabalhando sozinho ou em colaboração com os outros. As bolsas DSD não oferecem suporte financeiro para dependentes do bolsista.

A bolsa inclui participação obrigatória em um workshop interdisciplinar. O workshop será organizado pelo SSRC e realizado na América Latina em julho ou agosto de 2015. Viagens e acomodações serão fornecidas pelo programa. Bolsistas são obrigados a ser participantes ativos na rede DSD e a escrever o resultado de suas pesquisas em um formato relevante para a formulação de políticas públicas, além de entregar relatórios habituais da bolsa.

Prazo: 2 de março de 2015 até às 21h (Hora do Leste EUA e Canadá, GMT-5)

O Programa DSD é financiado pela Open Society Foundations. O programa é uma parceria entre OSF, SSRC, Universidad de los Andes em Bogotá, Colômbia, e Centro de Investigación y Docencia Económicas no México.

Contact