ELEGIBILIDADE

Posso candidatar-me a uma bolsa de pesquisa para participação na working paper series do Programa DSD se não sou um(a) cidadã(o) brasileiro?

Sim. Os candidatos devem residir no Brasil, mas não precisam ser cidadãos brasileiros para se inscrever. No entanto, todos os candidatos deverão demonstrar sua integração e comprometimento com a comunidade de pesquisa local.

Posso candidatar-me se sou um(a) cidadã(o) brasileiro mas estou estudando ou trabalhando fora do país?

Sim, mas somente se você demonstrar claramente que está completamente integrada(o) e comprometida(o) com a comunidade de pesquisa brasileira e que a natureza dos seus estudos/trabalho não indica sua intenção de estabelecer-se permanentemente fora do Brasil.

O que você quer dizer com “integração e comprometimento com a comunidade de pesquisa local”?

Uma das metas do Programa DSD é desenvolver capacidade de pesquisa na América Latina e no Caribe. Portanto, os candidatos que participarem desta working paper series sobre comunidades terapêuticas precisam demonstrar que são participantes ativos na comunidade de pesquisa brasileira e que estão comprometidos com o Brasil como foco de suas pesquisas. Uma série de fatores será considerada para avaliar a integração e comprometimento dos candidatos com a comunidade de pesquisa brasileira, incluindo, mas não se limitando a, onde a formação de graduação e/ou pós-graduação foi obtida, há quanto tempo estão vivendo e trabalhando no Brasil, afiliações profissionais e/ou acadêmicas, participação em organizações profissionais e o histórico de pesquisa/publicações.

Há um limite de idade?
Não.

Existe uma exigência de diploma?
As(os) candidatas(os) devem possuir, no mínimo, diploma de mestrado em seu campo de estudo ou demonstrar objetivamente experiência profissional equivalente como pesquisadores na área relacionada ao tema proposto à época da inscrição. Se a candidatura for realizada com base em sua experiência profissional, as(os) candidatas(os) devem possuir um diploma de bacharelado em qualquer disciplina e experiência profissional relevante de, no mínimo, três anos.

Posso candidatar-me caso esteja atualmente em um curso de mestrado ou doutorado?
Sim, desde que preencha todos os outros critérios de elegibilidade. Caso esteja cursando o mestrado, você deverá demonstrar claramente experiência profissional equivalente como pesquisador(a) na área relacionada ao tema proposto de, no mínimo, três anos.

Posso candidatar-me a uma bolsa do Programa DSD para participar da working paper series se sou um(a) pesquisador(a) em uma área fora das ciências sociais, mas que aborde questões diretamente relacionadas aos temas indicados?
Sim. O Programa DSD aceita propostas de pesquisa de todas as disciplinas desde que os critérios de elegibilidade da chamada de artigos sejam observados.

A working paper series sobre comunidades terapêuticas tem alguma restrição geográfica ou temática?
Sim. Os projetos de pesquisa devem abordar os temas indicados na chamada de artigos especificamente no contexto brasileiro. Propostas que também identifiquem outros países como um caso para investigação comparativa com o Brasil são elegíveis, mas as propostas com foco predominante ou exclusivo fora do Brasil não serão aceitas. Por favor, observe que, embora o Programa DSD aceite propostas que incluam pesquisas comparativas do contexto brasileiro com outros países, o foco da série é o Brasil e, portanto, não será possível utilizar os fundos da bolsa de pesquisa para o financiamento de viagens ao exterior.

Como posso ter certeza de que meu tema está no escopo do Programa DSD?
As pesquisas financiadas pelo Programa DSD devem abordar um dos tópicos elegíveis listados na chamada de artigos. Projetos cujo foco primário não esteja no âmbito da lista de tópicos elegíveis serão eliminados da competição.

O Programa DSD vai financiar projetos de pesquisa fora do Brasil?
Não.

Já estou conduzindo uma pesquisa sobre um dos temas propostos. Posso usar a bolsa do Programa DSD para estender minha pesquisa e/ou escrever sobre o assunto?
Sim. Candidatas(os) que já estejam conduzindo pesquisas sobre um dos temas indicados na chamada de artigos devem discutir o progresso já alcançado e destacar como a bolsa do Programa DSD permitiria a finalização do projeto e redação do artigo para a working paper series. Note que o artigo proposto para inclusão na working paper series deverá ser exclusivo da série de artigos e não poderá já ter sido publicado.

Posso tirar uma folga da pesquisa financiada pela bolsa para assistir ou dar aulas ou mesmo trabalhar?
As pesquisas financiadas pela bolsa devem ser concluídas dentro de um período contínuo entre maio e setembro de 2020. Embora as(os) candidatas(os) não precisem se dedicar exclusivamente ao projeto de pesquisa, não serão aceitos projetos que proponham um cronograma de pesquisa fora do período indicado.

Qual é a duração mínima da pesquisa?
A bolsa dá apoio de, no mínimo, três meses e, no máximo, cinco meses para pesquisa, redação e revisão dos artigos. Nenhuma bolsa será concedida para projetos com menos de três meses de pesquisa e redação. O apoio concedido pelo Programa DSD deve começar a partir de 1º de maio de 2020 e deve terminar até 30 de setembro de 2020, período este que inclui a redação e revisão dos artigos que comporão a working paper series.

Posso passar o período de redação dos resultados da pesquisa fora do Brasil?
Somente em casos absolutamente necessários, mas a(o) candidata(o) precisa explicar e justificar claramente porque isso seria necessário. Os fundos distribuídos pelo Programa DSD não poderão ser utilizados para pesquisas realizadas fora do Brasil.

Eu preciso ser especialista em drogas e/ou comunidades terapêuticas para me candidatar à bolsa?
Não.

Posso candidatar-me a esta chamada de artigos caso uma candidatura anterior a uma das bolsas do Social Science Research Council tenha sido rejeitada?
Sim.

Posso candidatar-me a esta chamada de artigos caso tenha recebido um financiamento do Programa DSD no passado?
Sim.

Posso candidatar-me a esta chamada de artigos caso tenha recebido financiamento de outra bolsa do Social Science Research Council (por exemplo, IDRF ou DPDF)?
Sim.

Projetos em grupo podem participar desta working paper series?
O Programa DSD financia pesquisas individuais, mas a pesquisa pode fazer parte de um projeto de colaboração em grupo. Se a sua pesquisa é parte de um projeto colaborativo e outros membros de seu grupo de pesquisa desejam se candidatar, cada pessoa deverá inscrever-se individualmente e indicar, onde aplicável, se a pesquisa é parte de um projeto colaborativo, explicando claramente a estrutura de colaboração em cada proposta. No entanto, lembre-se de que cada candidatura será considerada individualmente e financiamento para um membro do projeto colaborativo não garante o financiamento para o projeto inteiro.

WORKSHOP

Caso seja selecionada(o) para receber a bolsa, tenho que participar do workshop? Tenho um compromisso programado há muito tempo que coincide com as possíveis datas do workshop.
Sim. Caso seja selecionada(o) para participar da working paper series, você deve estar presente no workshop durante toda a sua duração. O workshop durará três dias, será realizado em São Paulo, e deve acontecer entre a última semana de julho e a última semana de agosto de 2020. Se você souber que não poderá participar, você não deve se candidatar a uma bolsa do Programa DSD.

Tenho que arcar com as minhas próprias despesas de viagem para o comparecimento ao workshop?
Não. Se você for selecionada(o), suas despesas (passagens aéreas, hospedagem, refeições e transporte terrestre) serão custeadas pelo programa. A equipe do Programa DSD providenciará tudo que for necessário para sua viagem.

O que terei de preparar para participar do workshop?
As(os) participantes deverão circular a primeira minuta de seu artigo aos demais participantes antes do workshop e preparar um breve memorando sobre seu projeto de pesquisa e apresentá-lo durante o workshop para receber comentários. As(os) participantes também terão de ler e comentar os projetos de pesquisa/artigos dos outros participantes.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Como me inscrevo para a bolsa do Programa DSD?
Nenhum papel é usado no processo de inscrição. Todas as informações e documentos deverão ser submetidos online por meio do website apply.ssrc.org até o prazo final (dia 22 de março de 2020).

Tenho de apresentar minha inscrição em inglês?
Não. Sua inscrição deve ser apresentada em português. Note que, embora a página para cadastramento de suas informações de acesso está em inglês (com solicitações simples de informação facilmente identificáveis, como nome e endereço), o processo principal de inscrição na chamada de artigos está em português.

Posso me inscrever por fax ou e-mail?
Não. As inscrições enviadas por fax ou e-mail não serão aceitas. As(os) candidatas(os) devem preencher as informações necessárias e submeter os documentos requisitados utilizando o sistema de inscrição online pelo website apply.ssrc.org até o prazo final (dia 22 de março de 2020).

Quando é o prazo para a inscrição na chamada de artigo para a working paper series sobre comunidades terapêuticas?
As inscrições devem ser preenchidas e finalizadas online até o dia 22 de março de 2020.

Preciso completar a inscrição de uma única vez?
Não. Você pode retornar à inscrição quantas vezes julgar necessário até o prazo final. Certifique-se de que salvou seu trabalho ao acabar cada seção da inscrição. Uma vez que a inscrição for enviada, você não poderá mais alterar as informações.

Há exemplos de projetos de pesquisa que foram premiados com bolsas?
Não. O Programa DSD não disponibiliza exemplos de projetos bem sucedidos. Para sugestões sobre como escrever um projeto, sugerimos que consulte o artigo “A arte de escrever propostas de pesquisa”.

COMPONENTES DA INSCRIÇÃO

Quais documentos deverão ser submetidos?
As propostas de pesquisa deverão incluir os seguintes documentos (em PDF), conforme indicado abaixo:

  • C.V. atualizado (máximo de duas páginas);
  • Projeto de pesquisa (até 7 páginas) descrevendo, de forma clara, (i) qual a principal contribuição teórica e/ou empírica do artigo, (ii) as metodologias que serão empregadas e (iii) indicação de bibliografia inicial;
  • Declaração de motivação (até 350 palavras) explicando seu interesse em participar da working paper series e do workshop e como eles podem contribuir com sua agenda de pesquisa;
  • Orçamento detalhado para o plano de pesquisa no valor máximo de US$ 5.000,00 (cinco mil dólares dos Estados Unidos) ou seu valor equivalente em Reais (de acordo com a cotação oficial do câmbio do dia, a qual deverá ser indicada no orçamento);
  • Cronograma de pesquisa incluindo o prazo para redação e para a revisão do artigo (entre três e cinco meses);
  • Cópia de um trabalho profissional que demonstre suas habilidades de escrita e pesquisa (pode ser um artigo, relatório de pesquisa, capítulo de livro, white paper ou policy paper, entre outros) desde que esteja público (mesmo que apenas online) antes da submissão da proposta; e
  • Caso a(o) candidata(o) possua publicações e/ou outros projetos relacionados à pesquisa proposta, eles devem ser listados em um anexo que esclareça sua relevância em relação ao tema proposto. Essa lista deve ser separada dos demais documentos, mesmo que tais publicações e/ou projetos já estejam indicados em seu currículo.

Meu projeto de pesquisa envolve a participação de seres humanos como objeto de estudo. Preciso fornecer algum documento adicional?
Sim. Caso o projeto de pesquisa envolva a participação de seres humanos como objeto de estudo, favor indicar se o projeto já obteve aprovação de um comitê de ética institucional (IRB) registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e fornecer cópia da aprovação. Caso ainda não tenha sido aprovado, favor considerar o possível impacto desse processo de autorização no cronograma do projeto de pesquisa e indicar, de forma clara, porque você acredita que o cronograma de pesquisa é factível dentro das limitações temporais estabelecidas na chamada de artigos.

O que é considerada uma amostra aceitável de trabalho profissional?
As(os) candidatas(os) deverão apresentar uma cópia em PDF de um trabalho profissional que demonstre suas habilidades de escrita e pesquisa. A amostra pode ser de um artigo, relatório de pesquisa, capítulo de livro, relatórios ou dossiês sobre políticas públicas, entre outros, e deverá ter sido disponibilizado publicamente (mesmo que apenas on-line) antes da sua apresentação ao Programa DSD. A amostra de trabalho deve variar de cinco a vinte páginas, e mais do que uma amostra de trabalho pode ser incluída para alcançar o mínimo de páginas requeridas, se necessário. Por favor, forneça a citação adequada indicando onde a amostra de trabalho profissional foi disponibilizada ao público. Note que todas as amostras de trabalho profissional apresentadas devem ser enviadas para o portal de inscrição on-line em um arquivo único de PDF.

Existem requisitos de formatação para a amostra de trabalho?
Não. A(s) amostra(s) de trabalho profissional deverá(ão) ser apresentada(as) em uma cópia em PDF do arquivo original que foi disponibilizado ao público e submetidas conjuntamente em arquivo único.

Existem requisitos de formatação para o projeto de pesquisa?
Sim. Seu projeto de pesquisa não poderá exceder 07 (sete) páginas com espaçamento de 1.5 linhas. Notas de rodapé e notas finais podem ter espaçamento simples, mas devem estar dentro das sete páginas. A bibliografia não deve ter mais de duas páginas (dentro do número total de páginas do projeto de pesquisa) e deve estar no formato padrão de bibliografia, podendo ter espaçamento simples. A bibliografia deve indicar familiaridade com a produção acadêmica pertinente ao seu tema. A bibliografia não pode ser substituída por notas finais. O projeto de pesquisa deve ser redigido com a fonte Times New Roman, tamanho 11, com pelo menos dois centímetros de margem em todos os lados.

Posso incluir fotos ou gráficos no meu projeto de pesquisa?
Sim, mas qualquer material não-textual deve estar incluído no total de sete páginas.

Existem requisitos de formatação para o currículo?
Sim. Seu currículo não poderá exceder 02 (duas) páginas com espaçamento de 1.5 linhas. Inclua um currículo que detalhe suas experiências acadêmicas e/ou profissionais relevantes. O currículo deve ser redigido com a fonte Times New Roman, tamanho 11, com pelo menos dois centímetros de margem em todos os lados

Posso submeter cartas de recomendação para complementar minha candidatura?
Não. Somente deverão ser submetidos os documentos listados na chamada de artigos.

Preciso enviar transcrições com a minha inscrição?
Não. Não envie transcrições com sua inscrição.

Preciso enviar cartas de afiliação na minha inscrição?
Não. Não envie cartas de afiliação com sua inscrição.

Como saberei se minha inscrição está completa?
Depois de ter finalizado corretamente sua inscrição, você irá receber um e-mail de confirmação do SSRC.

SUPORTE TÉCNICO

Eu mesmo preciso converter meu projeto de pesquisa, currículo e amostra de trabalho em um arquivo PDF? Não sei fazer a conversão.
Sim. Você deve converter seus documentos em arquivos PDF. A conversão pode ser feita usando o programa Adobe Acrobat Professional, ou algum programa online, como Adobe Online, CutePDF, ou Zoho Writer.

Meu projeto de pesquisa, currículo e/ou amostra de trabalho tinha o tamanho correto no meu editor de texto, mas quando converti para um arquivo PDF excedeu o limite de páginas. A inscrição é válida?
Não. Os arquivos submetidos deverão seguir os limites de página indicados na chamada de artigos.

Eu numerei as páginas do meu documento no MS Word, mas quando converti para um arquivo PDF o formato mudou.
Recomendamos que use a função de inserção de números de página no rodapé da página em vez do cabeçalho.

O sistema online está em inglês, mas eu não sou fluente nesse idioma. Posso enviar meus documentos por e-mail?
Não. Embora a página para cadastramento de suas informações de acesso ao sistema esteja em inglês, as informações lá solicitadas são bastante simples (nome, endereço, e-mail e afiliação). As páginas referentes ao processo principal de inscrição na chamada de artigos estão em português.

CONCESSÃO DAS BOLSAS DE PESQUISA E REDAÇÃO

Quando os projetos selecionados serão anunciados?
Todas(os) candidatas(os) selecionadas(os) serão contatadas(os) pelo Programa DSD via e-mail até o final de abril de 2020. Se você não receber um aviso por e-mail do Programa DSD até o final de abril de 2020 significa que seu projeto de pesquisa não foi selecionado.

Quais são os procedimentos de seleção?
Os projetos de pesquisa e redação de artigo que cumprirem todos os critérios de elegibilidade serão submetidos para a revisão um comitê de seleção independente, o qual será responsável pela seleção final. O comitê inclui membros distintos da comunidade acadêmica e de pesquisa no Brasil.

Quantos projetos serão selecionados para participar da working paper series?
O número final de artigos selecionados será definido de acordo com a qualidade das propostas submetidas, mas estimamos que entre seis ou sete projetos sejam selecionados.

O que acontece se meu projeto for escolhido para participar da working paper series?
Você será contatado por e-mail e receberá as instruções e documentos para a aceitação dos termos da bolsa determinada pelo Programa DSD.

Quando eu posso começar minha pesquisa se for selecionado?
A pesquisa subsidiada pelo Programa DSD poderá começar a partir de 1° de maio de 2020. Entretanto, observe que as(os) pesquisadoras(es) selecionadas(os) precisarão estar presentes no workshop em São Paulo a ser realizado entre a última semana de julho e a última semana de agosto de 2020.

Qual é o valor da bolsa oferecida pelo Programa DSD?
O valor das bolsas varia dependendo da complexidade do projeto de pesquisa e do tempo necessário para a sua conclusão. Será dado apoio financeiro para o custeio de despesas de viagem e moradia, assim como os custos associados à pesquisa. O valor máximo da bolsa será de até US$ 5.000,00 (cinco mil dólares dos Estados Unidos).

O que a bolsa concedida pelo Programa DSD cobre e o que não cobre?
A bolsa do Programa DSD deverá cobrir os custos das(os) autoras(es) selecionadas(os) com a execução da pesquisa e uma remuneração pessoal para o período de trabalho e redação do artigo. A bolsa do Programa DSD não cobre custos com escolas, seminários, reuniões, congressos, administrativos ou outros custos institucionais. Todas(os) as(os) candidatas(os) deverão submeter um orçamento detalhado junto ao projeto de pesquisa.

A bolsa inclui apoio suplementar para membros da família?
Não.

Estou me candidatando para várias bolsas. Caso seja contemplada(o) pela bolsa do Programa DSD, também posso aceitar bolsas de outros financiadores?
Sim, mas as(os) autoras(es) selecionadas(os) não podem aceitar financiamento do Programa DSD e de outra organização para o custeio das mesmas despesas ao mesmo tempo. O Programa DSD vai trabalhar com as(os) pesquisadoras(es) selecionadas(os) para chegar a um consenso sobre um valor aceitável para o Programa DSD e para outras organizações financiadoras. Além disso, o artigo proposto para inclusão na working paper series deverá ser exclusivo da série de artigos e não poderá já ter sido publicado.

Há alguma exigência de relatórios para a bolsa?
Sim. Além do artigo que comporá a working paper series, as(os) autoras(es) deverão apresentar um relatório abordando as questões práticas relacionadas à sua pesquisa, inclusive logística, acessibilidade e relatório financeiro.

As bolsas serão pagas diretamente aos selecionados ou serão pagas por meio das instituições às quais elas/eles são afiliados, caso aplicável?
Todas as bolsas são pagas pelo Program DSD diretamente aos selecionados, de acordo com o cronograma de pagamento a ser estabelecido entre as partes.

O Programa DSD dá apoio para agendamento de viagens e/ou obtenção de autorizações de pesquisa (por exemplo, processos com Comitês de Ética/IRB)?
Não, as(os) pesquisadoras(es) selecionadas(os) são responsáveis pela organização logística de todos os aspectos de seu projeto de pesquisa, incluindo viagens e processos perante comitês de ética institucional. Nós podemos providenciar uma carta de comprovação do recebimento da bolsa, caso necessário.

Menu